quarta-feira, 17 de agosto de 2011

124 anos das idéias de Marcus Garvey



CONHECER A SI MESMO
Para o homem a conhecer-se é para ele sentir que, para ele não há mestre humano.Para ele, a Natureza é o seu servo, e tudo o que ele quer na Natureza, que será a sua recompensa. Se ele quer ser um pigmeu, um servo ou um escravo, que ele deverá ser. Se ele deseja ser um verdadeiro homem na posse das coisas comuns ao homem, então ele será seu soberano próprio.
Quando o homem deixa de compreender sua autoridade ele afunda ao nível dos animais inferiores, e tudo o que os lances homem real que ele faça, mesmo como se fosse dos animais inferiores, que muito fará. Se ele diz "ir".  Ele vai.Se ele diz que "vir", ele vem. Por este comando que ele executa as funções da vida, mesmo quando por um comando semelhante a mula, o cavalo, a vaca realizar a vontade de seus mestres. Durante os últimos 400 anos o negro está em posição de ser ordenado, mesmo quando os animais inferiores são controladas.Nossa raça foi sem vontade, sem uma finalidade própria, para todos esse período de tempo.
  Por causa disso, temos desenvolvido alguns homens que são capazes de entender o strenuousness da época em que vivemos.Onde podemos encontrar nesta corrida dos nossos homens de verdade. Homens de caráter, homens de propósito, os homens de confiança, homens de fé, os homens que realmente conhecem a si mesmos? Eu vim através de fracos tantos que professam ser líderes, e no teste eu descobri-los, mas os escravos de uma classe mais nobre. Eles executam a vontade de seus senhores, sem dúvida. Para mim, um homem não tem mestre, mas Deus.O homem à sua autoridade é um senhor soberano.Quanto ao homem individual, assim da corrida individual. Este sentimento faz o homem tão corajoso, tão ousado, como para tornar impossível para o seu irmão se intrometer seus direitos.
Tão poucos de nós consegue entender o que é preciso para fazer um homem - o homem que nunca dirá morrer, o homem que nunca vai desistir, o homem que nunca irá depender dos outros para fazerem por ele o que ele deve fazer para si mesmo; o homem que não vai culpar a Deus, que não vai culpar a natureza, que não vai culpar o destino por sua condição, mas o homem que vai sair e tornar as condições para se justificar. Oh, como a vida se torna repugnante quando em cada mão você ouve as pessoas (que carregam sua imagem, que levam a sua semelhança) dizendo que eles não podem fazê-lo, que o Destino está contra eles, que eles não podem ter uma chance.Se 400000000 de negros só pode ficar a conhecer thesmelves, para saber o que neles há um poder soberano, é uma autoridade que é absoluta, então nas próximas 24 horas teríamos uma nova raça, teríamos uma nação, um império , - ressuscitado, e não da vontade dos outros para nos ver crescer, - mas a partir de nossa própria determinação a subir, independentemente do que o mundo pensa.


 
MAN KNOW THYSELF MAN 
For man to know himself is for him to feel that for him there is no human master. For him Nature is his servant, and whatsoever he wills in Nature, that shall be his reward. If he wills to be a pigmy, a serf or a slave, that shall he be.  If he wills to be a real man in possession of the things common to man, then he shall be his own sovereign.  When man fails to grasp his authority he sinks to the level of the lower animals, and whatsoever the real man bids him do, even as if it were of the lower animals, that much shall he do.  If he says "go." He goes. If he says "come," he comes.  By this command he performs the functions of life even as by a similar command the mule, the horse, the cow perform the will of their masters.For the last four hundred years the Negro has been in the position of being commanded even as the lower animals are controlled.  Our race has been without a will; without a purpose of its own, for all this length of time. Because of that we have developed few men who are able to understand the strenuousness of the age in which we live.
 Where can we find in this race of ours real men.  Men of character, men of purpose, men of confidence, men of faith, men who really know themselves? I have come across so many weaklings who profess to be leaders, and in the test I have found them but the slaves of a nobler class. They perform the will of their masters without question.To me, a man has no master but God.  Man in his authority is a sovereign lord.  As for the individual man, so of the individual race. This feeling makes man so courageous, so bold, as to make it impossible for his brother to intrude upon his rights. 
So few of us can understand what it takes to make a man - the man who will never say die; the man who will never give up; the man who will never depend upon others to do for him what he ought to do for himself; the man who will not blame God, who will not blame Nature, who will not blame Fate for his condition; but the man who will go out and make conditions to suit himself.  Oh, how disgusting life becomes when on every hand you hear people (who bear your image, who bear your resemblance) telling you that they cannot make it, that Fate is against them, that they cannot get a chance. If 400,000,000 Negroes can only get to know thesmelves, to know that in them is a sovereign power, is an authority that is absolute, then in the next twenty-four hours we would have a new race, we would have a nation, an empire, - resurrected, not from the will of others to see us rise, - but from our own determination to rise, irrespective of what the world thinks.



Discurso de Marcus Garvey - 28 de agosto de 1924

Marcus Garvey em discurso claro REVELADO o motivo do ESTUPRO DA REPÚBLICA DA LIBÉRIA CONVENÇÃO INFORMADO dos truques da diplomacia, privar da sua liberdade LIBÉRIA.
A ordem do dia está a discutir o relatório dos delegados da Libéria influência sobre os acordos com o Governo da Libéria e as pessoas para colonizar o país.  Você ouviu o relatório de ontem do secretário e do Lady Davis, um membro da delegação, bem como o relatório do Presidente-Geral e as declarações do Exmo.Van Richards, capelão I do Senado da Libéria · Agora vamos discutir o assunto nesta manhã ...
O atual governo consiste em um arranjo familiar.O Presidente é o irmão-de-lei para o Secretário de Estado, o Secretário de Estado é o irmão-de-lei à Procuradoria-Geral, o Procurador-Geral é o irmão-de-lei para os outros chefes de departamento, e por isso é um anel de família.
  Enquanto o povo comum da Libéria têm sofrido por mais de cem anos, nada fez para trazer a grande maioria dos povos nativos, dois milhões deles, dos limites da civilização Westem, que estamos buscando fazer através da Universal Negro Improvement Association (UNIA).
 E a posição é quando nós publicamos, como publicado em O Mundo Negro algum tempo na intenção de construir a primeira cidade americana no Rio Cavalla, viu que estávamos a sério, porque o programa que estamos dispostos a construção sobre o rio estava em Cavalla um plano de modem-americanos, e eles bem que quando negros norte-americanos e West Indian negros tinham ido Libéria seria uma questão de cerca de 25 anos, quando teríamos uma nação de primeira classe na Costa Oeste da África, comprovando a capacidade do negro para a auto governamentais, uma coisa as grandes potências não querem.


O ÂNGULO DO EGOÍSMO
Que é a soma e a substância de toda a situação do ângulo intema. Em seguida, a partir do ângulo do egoísmo.Depois que tinha incorrido despesa, de modo a delegados da Libéria explicou, depois que nós tínhamos dois acordos com os funcionários da Libéria, um em I92I acolhendo o Libéria associação e assinar o documento de boas-vindas, o outro em I923, o da Libéria se delineando a forma, o método pelo qual passamos, a nomeação de seu vice-presidente como presidente da comissão foi o de aperfeiçoar o regime, o Chefe de Justiça do país, e das Alfândegas, um membro de seu próprio gabinete, com alguns dos homens de destaque no país , depois de terem delineado o plano em k devemos trabalhar, eles sugeriram o primeiro grupo deve chegar em outubro, antes de chegar lá, deve enviar um grupo de homens especialista para casas de modo que quando o povo chegar lá eles teriam casas para Enviamos viver longe daqui, em junho o primeiro grupo de especialistas, seis engenheiros a direção de um engenheiro civil, licenciado de experiência z5 anos, trabalho para uma das maiores empresas do país para o Oeste.
 Eles aceitaram o desembarque dos materiais, e então, depois de tudo isso, sem uma palavra oficial para nós, eles decidiram enviar através Cônsul-Geral.
 
Speech by Marcus Garvey Discurso de Marcus Garvey 
 
New York, 28 August 1924 Nova York, 28 de agosto de 1924
MARCUS GARVEY IN CLEAR SPEECH REVEALED THE MOTIVE BEHIND THE RAPE OF THE REPUBLIC OF LIBERIA THE CONVENTION INFORMED OF THE TRICKS OF DIPLOMACY IN DEPRIVING LIBERIA OF HER FREEDOM.
The order of the day is discussing the report of the delegates from Liberia bearing on the arrangements with the Liberian Government and people to colonize that country. You heard the report yesterday from the secretary and from Lady Davis, a member of the delegation, as well as the report of the President-General and the statements of the Hon. Van Richards, chaplain to I the Senate of Liberia· Now we are going to discuss it this morning .... The present government consists of a family arrangement.  The President is brother-in-law to the Secretary of State, the Secretary of State is brother-in-law to the Attorney-General, the Attorney-General is brother-in-law to the other heads of depa~unents, and so it is a family ring. While the common people of Liberia have been suffering for over one hundred years, nothing has done to bring the great bulk of the native people, two millions of them, the pale of Westem civilization, which we are seeking to do through the of the Universal Negro Improvement Association.
And the position is when we publish, as we published in The Negro World some time in intention of building the first American city on the Cavalla River, saw we were in earnest, because the program that we laid out building on the Cavalla River was on a modem American plan, and they well that when American Negroes and West Indian Negroes had gone Liberia it would be a question of about 25 years when we would have a first-class nation on the West Coast of Africa, proving the Negro's ability for self-government, a thing the great powers do not want.

THE ANGLE OF SELFISHNESS 

That is the whole sum and substance of the situation from the intema- angle. Then from the angle of selfishness.  After we had incurred expense, so the delegates from Liberia explained, after we had two arrangements with the Liberian officials, one in I92I welcoming the association Liberia and signing the document of welcome, the other in I923, the of Liberia himself outlining the manner, the method in which we proceed, appointing his Vice-President as Chairman of the committee was to perfect the arrangements, the Chief Justice of the country, and of Customs, a member of his own cabinet, with some of the prominent men in the country, after they had outlined the plan under k we should work, they suggested the first group should reach in October, prior to reaching there we should send out a group of expert men to homes so that when the people get there they would have homes to live We sent away from here in June the first group of experts, six engineers the direction of a licensed civil engineer of z5 years' experience, work-for one of the biggest companies in this country out West.  We sent out two shipments of materials, one on the 25th of June and the last on z;ch of July. Enviamos dois carregamentos de materiais, um na 25 de junho eo último em z; ch de julho. They accepted the landing of the materials, and then, after all that, without an official word to us, they decided to send through Consul-General.



Marcus Garvey ao Papa Pio XI - New York, 03 de agosto de 1924
Marcus Garvey ao Papa Pio XI

 Nova York, 03 de agosto de 1924.

 Vossa Santidade por favor, aceite os desejos saudações melhores e dos povos negros do mundo, como expressa através de seus delegados e representantes presentes na Convenção Anual Quarta Internacional da raça agora reunidos em Nova York.
 Oramos para que sua visão do futuro ser tão clara como para permitir que você use sua influência em um mundo ferido para tratar com decência e de forma justa, política, social, industrial e religiosamente a 400.000.000 membros de nossa raça espalhados por toda a África, Europa, Ásia e das Américas.
 Convenção Anual Internacional de quarta Negro Povos do Mundo.
Impresso na NW, 09 de agosto de 1924
Marcus Garvey
Presidente


Marcus Garvey to Pope Pius XI
New York, 3 August 1924
 
Will Your Holiness please accept the greetings and best wishes of the Negro peoples of the world as expressed through their delegates and representatives attending the Fourth Annual International Convention of the race now assembled in New York.
 We pray that your vision of the future be so clear as to enable you to use your influence on a wounded world to treat decently and fairly, politically, socially, industrially and religiously the 400,000,000 members of our race scattered throughout Africa, Europe, Asia and the Americas.
 Fourth Annual International Convention of Negro Peoples of the World.
MARCUS GARVEY ChairmanPrinted in NW, 9 August 1924.




A partir de então devemos analisar nossa história e pensar como agir.
Estamos falando é do direito do homem, que ele seja cumprido para todos, no entando busque sua liberdade.

Por Ras Tonton Fya Burning.


Centro de Estudos Pesquisa e Aplicação Pan-Africano - CEPAPA.
centropanafricano@gmail.com 

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