sábado, 25 de dezembro de 2010

O porquê da divisão

Discurso de Wilhie Lynch, um traficante de escravos caribenhos, proferido em 1712.
“Cavalheiros, eu vos saúdo aqui as margens do rio James no ano do Nosso Senhor Um Mil Setecentos e Doze. Estou aqui com o intuito de ajudá-los a resolver algum dos seus problemas com seus escravos. Enquanto Roma usava cruzes para erguer corpos humanos ao longo das estradas, em grande número, os senhores estão usando as árvores com forças para o mesmo fim.
Eu senti o mau cheiro de um escravo morto que foi enforcado numa árvore a algumas milhas daqui. Tenho aqui em minha pasta, um comprovado método de controle de negros escravos. Eu garanto que se implementado corretamente este método será capaz de controlar os escravos pó pelo menos 300 anos. Meu método é simples qualquer membro da família e até o feitor pode usá-lo.
Eu listei algumas diferenças existentes entre negros escravos e pego essas diferenças e as torno maiores ainda. Eu uso o medo, a desconfiança e a inveja como elementos de controle. Esse método tem funcionado em minha modesta plantação lá nas índias do Oeste e funcionará também aqui no Sul. Leiam esta pequena lista de diferenças e pensem a respeito.
No inicio da minha lista a idade, mas poderia começar com outro item. O segundo é a cor ou gradação de cor, existe também a inteligência, estatura, sexo, se o escravo vive no vale ou na colina, se tem cabelos lisos ou crespos, ou se são altos ou baixos. Agora que os senhores já têm uma lista de diferenças, devo algumas atitudes a serem tomadas, mas antes disso devo assegurar aos senhores que a desconfiança é mais forte que a confiança e a inveja é mais forte do que a lisonja, o respeito e a admiração.
Os negros escravos após receberem essa doutrinação deverão incorporar-se a ela e se tronarão eles próprios reproduzidores dela por centenas de anos, talvez milhares de anos. Não se esqueçam os senhores devem jogar um negro velho contra um negro novo, um jovem escravo contra um velho escravo. Os senhores deverão usar o escravo de pele escura o de pele clara e o escravo de pele clara contra o de pele escura. Deverão também os senhores, terem seus criados e capatazes brancos implementando a desconfiança entre os negros, mas é necessário que vossos escravos confiem e dependam de vós. Eles devem amar, respeitar e confiar apenas em nós.
Cavalheiros, esse conjunto de medidas é a chave para o controle usem-nas. Faça com que vossas esposas e filhos também os usem, nunca perca uma oportunidade. Meu plano é garantido e, o bom desse plano é que, ao ser usado intensamente durante um ano os próprios escravos permanecerão eternamente desconfiados uns dos outros.
Obrigado Cavalheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário